Cirurgia guiada por imagem oferece abordagem customizada para cada paciente

A Neuronavegação ou Cirurgia Guiada por Imagem é uma importante ferramenta para auxiliar o neurocirurgião no planejamento pré-operatório e durante a cirurgia propriamente dita, tanto em doenças com acometimento das estruturas intracranianas, bem como da coluna e medula espinhal.

Basicamente a Neuronavegação é realizada em três etapas. Primeiramente é feita a aquisição das imagens do crânio ou coluna por meio de tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética. Em seguida estas imagens são transferidas para a estação de planejamento onde o neurocirurgião estabelece o plano cirúrgico. Por fim, o registro e calibração do equipamento são realizados já na sala de cirurgia, possibilitando ao neurocirurgião a integração entre o sistema de neuronavegação, os instrumentais cirúrgicos e o paciente. E tudo pode ser visualizado em tempo real no monitor do próprio sistema.

O Neuronavegador permite planejamento pré-operatório individualizado, abordagem otimizada e minimamente invasiva para cada paciente. Também serve como um guia para o neurocirurgião durante a cirurgia pela verificação de estruturas anatômicas, diminuindo o risco de lesões às estruturas sadias, principalmente quando localizadas em áreas eloqüentes do cérebro, que são áreas que possuem função importante como, por exemplo, as áreas motora, sensitiva e da fala. Esta técnica é utilizada pelos neurocirurgiões Carlos Mattozo de rotina em todos os procedimentos de neurocirurgia em Curitiba.