Cistos Aracnóides

Por: neurofocus

Os cistos aracnóides são lesões benignas e congênitas que se formam com a divisão da membrana aracnóide, podendo ocorrer em diferentes localizações intracranianas.

A maioria dos pacientes não apresenta sintomas, mas quando presentes eles ocorrem devido aumento da pressão intracraniana: cefaléia, náuseas e vômitos, letargia, crises convulsivas, paralisia de nervos cranianos que controlam a motricidade ocular, deformidade craniana, entre outros.

Além disso alguns cistos podem ocasionar a obstrução do fluxo de líquor, provocando dilatação do sistema ventricular e os sintomas relatados, quadro conhecido como hidrocefalia obstrutiva. Dependendo da localização, podem ainda causar alterações endocrinológicas e alterações visuais.

Normalmente os cistos aracnóides são diagnosticados de maneira acidental quando, por exemplo, um paciente procura atendimento médico por sintomas como dor de cabeça ou vertigem, sintomas que muitas vezes não estão relacionados a presença de um cisto, ou após um traumatismo crânio encefálico quando então é solicitado um exame de imagem como tomografia axial computadorizada e/ou ressonância magnética do crânio.

O tratamento deve ser individualizado para cada caso. Pacientes que apresentam sintomas não relacionados diretamente à localização ou tamanho do cisto devem receber orientação médica especializada e em alguns casos é necessário repetir os exames de imagem. Quando necessário e recomendado o tratamento neurocirúrgico, o procedimento indicado é a fenestração do cisto que pode ser realizada por microcirurgia e endoscopia, ou a drenagem através de uma derivação do cisto para o peritônio, onde o líquor será absorvido.