Últimas Notícias

29 out 2012 neurofocus

Cafeína pode prevenir doenças do sistema nervoso central

Estudos experimentais analisam os efeitos da cafeína na prevenção de inúmeras doenças, como câncer de pele e mama, tumores do sistema nervoso central, doença de Alzheimer e de Parkinson. Os pesquisadores ainda ressaltam que o uso abusivo desta substância pode contribuir para determinadas doenças como hipertensão arterial sistêmica.

A notícia completa pode ser lida na edição de hoje da Gazeta do Povo:

http://www.gazetadopovo.com.br/saude/conteudo.phtml?tl=1&id=1312778&tit=Cafeina-uma-aliada-na-prevencao-de-doencas

 

27 out 2012 neurofocus

Dr. Carlos Mattozo no I Simpósio Acadêmico de Medicina da PUCPR

O neurocirurgião Carlos Mattozo foi convidado para participar nesta segunda do I Simpósio Acadêmico de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná com o tema Neurocirurgia Minimamente Invasiva: Evolução e Perspectivas. O evento é promovido pelo CAMMA (Centro Acadêmico de Medicina) e ocorrerá de 29 de outubro a 01 de novembro de 2012 no TUCA e auditórios Gregor Mendel, Mário Braga e Carlos Costa. 

Maiores informações:

http://www.pucpr.br/escolademedicina/noticia.php?ref=32458&id=2012-10-09_41149

24 out 2012 neurofocus

Bradicinina x morte de células cerebrais

Pesquisadores da Universidade de São Paulo estudam a molécula bradicinina e seu papel para reversão da morte de células cerebrais. Estudo experimental in vitro demonstrou que esta substância pode reverter a morte de neurônios em casos de acidentes vasculares isquêmicos, popularmente conhecidos como derrame cerebral. Quando avaliada em modelos animais que apresentavam a Doença de Parkinson, a bradicinina foi capaz de reverter os sintomas motores em ratos.

Mais informações:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6204660-EI8147,00-Molecula+protege+neuronios+em+condicoes+de+isquemia+diz+estudo.html

21 out 2012 neurofocus

Chocolate é bom para memória e raciocínio?

Estudo realizado na Itália avaliou o efeito de produtos ricos em cacau em idosos com déficit cognitivo. Os flavonóides, composto encontrado no cacau e também em frutas vermelhas, vinho tinto e uvas, seriam responsáveis por melhorar a memória e raciocínio de idosos com algum grau de comprometimento destas funções.

A notífica completa veiculada na revista Veja pode ser lida por meio do link abaixo.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/chocolate-ajuda-a-melhorar-memoria-e-raciocinio-de-idosos-diz-pesquisa

15 out 2012 neurofocus

Acidente Vascular Encefálico

Estudo realizado na Universidade Estadual Wayne, em Detroit, nos Estados Unidos, revelou que uma em cada sete pessoas com idade inferior a 45 anos não obteve o diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) e foi liberada sem tratamento adequado.

Comumente conhecido como AVC (acidente vascular cerebral) ou popularmente como derrame cerebral, esta doença é mais comum em idosos, porém pode afetar pacientes antes dos 45 anos em cerca de 10 a 15%. Nos Estados Unidos houve um aumento de sua incidência principalmente em decorrência dos fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outros. 

A notícia do jornal americano The New York Times, pode ser acompanhda na Folha de São Paulo pelo link:

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1168450-um-em-cada-sete-jovens-recebe-diagnostico-errado-contra-avc.shtml

<<<707172737475767778>