Patologias

01 jun 2012 neurofocus

Síndrome de Compressão Medular

A síndrome de compressão medular consiste na perda das funções neurológicas em um determinado segmento da medula espinhal.

Devido ao pequeno espaço existente no interior do canal vertebral, qualquer elemento que provoque aumento de volume neste compartimento poderá ocasionar alterações da sensibilidade e força em graus variados, podendo até tornar o paciente paraplégico ou tetraplégico. Várias situações podem causar esta síndrome tais como: fraturas, tumores, hemorragias e infartos medulares.

Seu rápido reconhecimento é muito útil, pois permite a consideração neurocirúrgica especializada. O exame físico do paciente é muito importante, pois já indicará o segmento afetado e o grau de comprometimento medular. Exames complementares como tomografia computadoriza e ressonância magnética auxiliam o diagnóstico.

Quando a compressão medular é causada por metástase em um paciente portador de neoplasia maligna, a Escala de Tokuhashi é de extrema validade para a decisão entre o tratamento cirúrgico e o conservador. Para as compressões causadas por neoplasias benignas tais como meningiomas e schwannomas o tratamento cirúrgico quase sempre é recomendado.

 

<123